As Conseqüências do Pecado

31/03/2011 21:19

 INTRODUÇÃO

 

Esse estudo tem o objetivo de crescer um pouco do conhecimento da palavra do Senhor, discutir a doutrina do pecado não é tarefa fácil, principalmente nos dias atuais. Ninguém, a não ser os interessados no assunto (que são poucos) discutem esta questão. O pecado é fruto da desobediência do homem, a relação intima de Deus e homem foi separado e esse divisor se chama pecado, esse pequeno estudo vai mostrar as conseqüência do pecado, não fugindo do tema porque é bem amplo essa questão e vamos pegar a historia de Jacó para tratar esse assunto (Gn 28.10 à 36.46)

 

  

 

JACÓ

                                                 

 

Jacó está entre as pessoas mais importantes do Antigo Testamento, apesar do seu nome significar “enganador”, esse fato não implica no relacionamento de Deus. Sua mãe Rebeca o primeiro caso de gêmeos da bíblia, nasce Esaú e Jacó. Gn 25.25 “Esaú saiu primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda, por isso, chamaram o seu nome Esaú” em Gn 25.26 “...saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú, por isso chamou o seu nome Jacó.

Quem tinha direito a primogenitura era o primeiro filho, nesse caso Esaú, porém Jacó esperto, compra a primogenitura do seu irmão, depois desse acontecido Jacó engana seu pai Isaque, com apoio de sua mãe, Esaú percebe que foi enganado procura mata  Jacó, mas tarde de mais seu percebe a fúria de seu filho Esaú e orienta Jacó à fugir da presença dele e manda para Padã-Arã onde morava Labão seu tio.

 

As conseqüências dos pecados de Jacó: ÓDIO, BRIGAS NA FAMÍLIA, SEPARAÇÃO, TRISTEZA E MORTE.

 

 Gn 27.41 “E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.”

 

O pecado sempre traz conseqüências, ainda que não sejam imediatas.

 

 

MORTE (Três tipos) – Gn 2.17“...porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”

 

 

·         Morte Moral – I Tm 5.6 “Mas o que vive em deleites, vivendo está morta” Aparentemente a pessoa está viva, mas moralmente ela está morta, Adão e Eva quando pecaram moralmente eles estavam destruídos, bem vimos que eles fugiram da presença do Senhor, Jacó também estava destruído e fugiu da presença de seu irmão, viver no deleites que é os prazeres desse mundo levou à morte moral, no caso da mulher adultera moralmente ela estava morta, não tinha moral pra nada. Jacó também não tinha moral nenhuma, mas o Senhor o ressuscita no caso da mulher adultera ele disse eu te perdôo, vai-te e não peques mais. Rm 8.1 “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...”. No caso de Jacó, Deus mudou seu nome de enganador para Israel que significa “ele luta por Deus”.

 

 

 

·         Morte Espiritual – Ef 2.1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” Essa morte é a separação do homem com Deus, Adão não só morreu moralmente mas também espiritualmente, aquela comunhão que era constante dia a dia não existia mais o pecado fez essa divisão, a morte espiritual também pode acontecer na Ceia do Senhor por não saber discernir o corpo de Cristo e por isso há muitos que dormem. Outra passagem se encontra em Ez 18.4 “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá” aqui se trata da morte no sentido espiritual, pois há possibilidade da

própria pessoa reverter o quadro. Ez 18.21 “ Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá e não morrerá

 

 

·         Morte Física – Hb 9.27 “... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Essa morte é o grande enigma para todos, mas não gostamos de falar sobre a morte física, ela é real. Logo após a queda do homem, ao pecar, Deus disse: Gn 3.19 “ No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”. Porém a morte eterna é a expansão e continuação da morte espiritual, a morte física fundida à morte espiritual resulta na morte eterna é compreendida como a eterna separação de Deus. Isso se dará após o juízo final, que é o julgamento dos mortos sem Cristo. João declara isso com a “Segunda Morte” Ap 20.6 “ Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tempoder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A conseqüência do pecado é algo horrível, percebemos que esse abismo que é o pecado afasta a humanidade com o Criador, para o cristão o veneno da serpente não tem mais efeito que é a morte eterna, porque Jesus derrotou a antiga serpente que é Satanás e o veneno da serpente não tem poder quem está em Cristo Jesus. Amém !.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ü  Biblia de Estudo Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida, 1995

 

ü  Curso interdenominacional de Teologia – ICP Instituto Cristão de Pesquisas