AS HERESIAS DE TOBIAS

18/04/2011 12:45

 

As heresias de Tobias

As Escrituras editadas pelas editoras Católicas Romanas trazem em seu Antigo Testamento o livro de Tobias, caso que não acontece nas edições protestantes. Eis algumas razões para a rejeição.

TOBIAS – Segundo historiadores este livro foi escrito por volta do ano 200 a.C.[1] O livro conta a estória de Tobit, o pai de Tobias, homem temente a Deus e cumpridor da Lei. Certo dia enquanto descansava, uma andorinha deixou cair excrementos em seus olhos e em conseqüência ele cegou.

Ao mesmo tempo, em Ecbátana, uma mulher chamada Sara, filha de Ragüel, primo de Tobit, é humilhada e acusada de ter causado a morte de seus sete maridos na noite de núpcias. Atendendo aos seus rogos, Deus manda ao anjo Rafael para resolver os problemas de Tobit e de Sara.

Tobias conhece o anjo Rafael, que se apresenta como sendo Asarias, e vai a Ecbátana. Lá, ele conhece Sara e pede sua mão em casamento, e na volta o anjo o ensina a curar a cegueira do pai como fel de um peixe.

±     Pois bem, como já foi dito neste livro aparece um anjo chamado Rafael, a quem nenhum outro livro bíblico faz referência a ele. Observe:

No mesmo instante, a oração deles foi ouvida na presença de Deus, e Rafaelfoi enviado para curar a ambos: a Tobit, eliminando os leucomas dos seus olhos, a fim de que visse com seus olhos a luz de Deus;… (Tobias 3: 16-17, TEB)

Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença (Tobias 12: 15).

Aparece ainda um demônio chamado Asmodeu (3: 7,8), e se diz que ele é o pior dos demônios.

O motivo era que ela fora dada em casamento sete vezes, e, em toda as vezes, Asmodeu, o demônio perverso (o pior dos demônios, BJ.*),matara os seus maridos antes que se tivessem unido a ela, conforme a obrigação que se tem para com uma esposa… (Tobias 3:8).

Novamente não se encontra referência a ele em nenhum outro livro bíblico.E segundo a Bíblia o pior dos demônios, seu príncipe, é Satanás/Belzebu (Lc. 4: 1-6; Jo. 12:31; 14:30; 16:11; Lc. 4:6; 2Co. 4:4; Ef. 2:2), ele comanda os outros demônios (2Co. 12:7; Mt. 12:24-26).

±     Este anjo Rafael conta mentiras, ele é anjo, mas diz que não é.

Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair, deu com o anjo Rafael que em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus. Disse-lhe: “Amigo, donde és?” Disse-lhe o anjo: “Eu sou um filho de Israel, um dos teus irmãos, e vim em busca de trabalho”… Tobit disse-lhe: “irmão, de que família és tu e de que tribo? Informa-me, irmão”. O outro disse: ‘ que importa a minha tribo?” Tobit disse-lhe: “ na verdade eu quero saber, irmão, de quem tu és filho e qual o teu nome”. Ele respondeu-lhe: “ eu sou Azarias, filho do grande Ananias, um dos teus irmãos”. (Tobias 5: 4,5,11-13).

OBS: Veja o que diz sobre a mentira Jo. 8:44.

±     Em Tobias 5:6o anjo mente de novo e diz que entre as cidades de Rages e Ecbátana são dois dias de viagem: “… De Ecbátana a Rages, há dois dias de caminho normal, pois são duas cidades situadas nas montanhas” (Tobias 5:6). Ora, isto é impossível para a época, pois a distância entre estas cidades é muito grande, e não existiam avançados meios de transportes[2].

±     O mesmo anjo Rafael ainda incentiva a mágica e a feitiçaria:

a) O moço partiu, e com ele o anjo: também o cão partiu e os acompanhou… O rapaz desceu para lavar os pés no Tigre. Então um grande peixe saltou fora da água… O anjo lhe disse: “Agarra-o e domina-o!” O moço apoderou-se do peixe e o puxou para a terra. O anjo disse-lhe: “Abre-o, extrai-lhe o fel, o coração e o fígado, põe-os à parte, depois joga fora as entranhas: de fato este fel, este coração, este fígado, são muito úteis como remédios”. O moço abriu o peixe, recolheu o fel, o coração e o fígado, a seguir assou o resto, que comeu, e pôs uma parte a salgar. Ambos prosseguiram caminhando juntos até as proximidades da Média. Então o moço fez ao anjo esta pergunta: “Azarias, meu irmão, que remédio existe no coração e no fígado do peixe e no seu fel?” Ele respondeu: “O coração e o fel do peixe, se fizeres subir a sua fumaça diante do homem ou da mulher que um demônio ou mal espírito atacam, toda a investida será afastada, ficar-se-á liberto para sempre. Quanto ao fel, unta com ele os olhos de quem tem leucomas, sopra sobre os leucomas e eles ficarão curados”. (Tobias6:1-9).

b) Quando Rafael disse ao moço “Tobias, meu irmão!” Ele respondeu: “Que há?” Disse-lhe o anjo: “Deveremos passar a noite que vem em casa de Raquel. Ele é teu parente. Tem uma filha chamada Sara… E acrescentou: “Assiste a ti o direito de desposá-la … Então Tobias respondeu a Rafael: “Azarias, meu irmão, ouvi dizer que ela já foi dada sete vezes em  casamento e todos o seus maridos morreram no quarto de núpcias; na mesma noite em que se aproximavam dela, morriam. Ouvi alguns dizerem que era um demônio que os matava, … disse-lhe Rafael: “Será que esquecestes as instruções do teu pai, como ele te mandou que tomasses mulher da casa de teu pai?… Mas, quando houveres entrado no quarto de núpcias, lança mão de um pedaço do fígado do peixe, bem como do coração, e coloca-o sobre a brasa do defumador… Tendo acabado de comer e beber, quiseram deitar-se. Levaram o jovem e fizeram-no entrar no quarto. Tobias lembrou-se das palavras de Rafael: tirou da bolsa o fígado e o coração do peixe e colocou-os sobre a brasa de defumador. O cheiro do peixe manteve à distância o demônio, que fugiu pelos ares até as regiões do Egito. Rafael foi até lá, algemou-o e acorrentou-o de imediato. (Tobias 6: 11-13a, 14, 16,17; 8:1-3).

L. Rost chega a escrever que no livro de Tobias: “…a magia é considerada benéfica e até mesmo recomendada pelo anjo de Deus, e por isso mesmo também permitida a um israelita.[3]” Um livro assim não poderia ter sido inspirado por Deus, pois um Deus que condena a feitiçaria (Dt. 18:9-14; Lv. 20:6), não poderia recomendá-lo em Sua Palavra, e Satanás ou seus enviados não são expulsos através de feitiçarias, mas pelo nome de Cristo ( Mt. 12: 26-28). Pode a palavra de Deus conter mentiras e falsificações, ensinar erros e heresias?

±     Neste livro aparece também o ensino de que dá esmolas consegue o favor de Deus: consegue a salvação.

A todos que praticam a justiça dá esmola dos teus bens. Não haja desgosto em teu olhar quando deres esmola. Nunca desvie o rosto de um pobre, e o rosto de Deus não se desviará de ti. Dá esmola de acordo com o que tens, conforme a importância dos teus bens. Se tiveres pouco, não receies dar esmola segundo o que tens. É um tesouro valioso que acumularás para os dias de infortúnio, porque a esmola livra da morte e impede que se vá para as trevas; de fato, a esmola é, para todos os que dão, uma oferenda valiosa aos olhos do Altíssimo. (Tobias 4:7-11).

±     Em 12:9 aparece o ensino de que a esmola liberta da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida.

A esmola liberta da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida (Tobias 12:9).

Este não é um ensino bíblico, pois as Escrituras ensinam a salvação através da fé somente (ver Is 64:6; Rm. 4; Ef 2:8-10; 2Tm 1:9). Portanto, Tobias é apenas um “romance popular[4] e está desqualificado para figurar entre os livros inspirados pelo Deus que não erra e é santo.
NOTAS