DONS ESPIRITUAIS

02/04/2011 13:45

 DONS ESPIRITUAIS

I CO 12 4-11


1.     INTRODUÇÃO

Esse estudo bíblico vai tratar dos dons espirituais tendo o objetivo principal edificar a igreja de Jesus Cristo, instruindo os crentes e capacitando para almejar novos convertidos. Podemos enumerar os dons do Espírito em I CO 12 8-10 sendo nove desses dons, para facilitar o entendimento desses dons usaremos a seguinte classificação: Saber, agir e falar. Os dons é uma dádiva de Deus para o homem, sendo assim o dom é uma partícula de Deus dentro de um vaso de barro que é o homem.

2.     OS DONS ESPIRITUAIS

Os dons espirituais dividem-se em três grupos:

I – SABER – São aqueles que concedem o poder de saber sobrenaturalmente no qual são: a Palavra de Sabedoria, Palavra do Conhecimento e Discernimento de Espírito. Também podemos dizer que são os Dons de Revelação.

II – AGIR – São aqueles que concedem poder para Agir sobrenaturalmente no qual são: Fé, Maravilhas e Curas. Também podemos dizer que são os Dons de Poder.

III – FALAR – São aqueles que concedem poder para Falar sobrenaturalmente no qual são: Línguas, Interpretação e Profecia. Também é conhecido como os dons de locução.

A) Palavra de Sabedoria – É o conhecimento prático de muita habilidade que ordena ou regula a vida de acordo com seus princípios fundamentais. Podemos salientar que há três tipos de sabedoria na bíblia que são: Sabedoria humana, diabólica e divina. A Sabedoria Humana: São aquelas que usamos para questões da nossa vida. Ex: Estudos, trabalhos e decisões diários. Sabedoria Satânica : é usado para o mau. Sabedoria Divina: usamos para engrandecer o nosso Criador. Esse dom de Sabedoria é usado para:

·          Interpretar sonhos e dá conselhos sábios. At.7.10 “E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa”

 

·          Habilidade santa no trato com pessoas de fora da igreja CL 4.5 “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. “

·          Habilidade necessários para uma defesa eficiente da causa de Cristo Lc 21.15“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem”

 

B) Palavra de Conhecimento - É o entendimento profundo ou a compreensão das coisas divinas, esse dom a pessoa consegue enxergar além da esfera material e física, passa a tomar conhecimento de fatos que jamais saberia por meios naturais, este dom das condições a pessoa de não cair em situações difíceis e se origina na onisciência de Deus

·          O conhecimento da fé cristã Rm 15.14 “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros” / I CO 1.2e Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento

·          O Conhecimento que diz respeito as coisas divinas e aos deveres humanos Rm 2.20  Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;” / Cl 2.3 “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”

c) Fé (Fé do Impossível)- Essa fé não é a fé salvadora  JO1.12 e da confiança em Deus, sem a qual ninguém impossível agradar-lhe Hb 11.6. sendo que essa fé faz nos entrar no Reino de Deus. É certo que a fé salvadora é descrita com um dom (Ef 2.8) mas nessa passagem a palavra é usada em oposição de obras, ao passo que em I CO 12.9 a palavra usada significa uma dotação especial do poder do Espírito Santo.

O que é dom de fé?

É uma fé miraculosa parece vir sobre alguns dos servos de Deus em tempos de crise e oportunidades especiais de ma maneira tão poderosa, que são elevados fora do reino da fé natural e comum em Deus, de forma que tem uma certeza divina posta em suas almas que os faz triunfar sobre tudo. Possivelmente essa mesma qualidade de fé é o pensamento de nosso Senhor quando disse em Marcos 11.12 “Tenha fé em Deus”. Era essa fé com essa qualidade especial da qual pode afirmar que um Gao dela poderia remover uma montanha( Mt 17.20) Um pouco dessa fé divina, um atributo do Todo-Poderoso, posto na alma do homem – que milagres podem produzir. IRs 18.33-35.

D) Dons de curar – Dizer que uma pessoa tenha os dons observando que esta no plural, talvez referindo-se a uma variedade de curas significa que são usados por Deus de uma maneira sobrenatural para, por meio de oração, dar saúde aos enfermos. Não se deve entender que quem possui esse dom ou a pessoa possuída por esse dom tenha o poder de curar a todos; deve dar-se lugar à soberania de Deus e à atitude e condição espiritual do enfermo, o próprio Cristo foi limitado em sua capacidade de operar milagres por causa da incredulidade do povo (Mt 13.58). A pessoa enferma não depende inteiramente de quem possui o dom. Todos os crentes de modo geral estão dotados de poder para orar pelos enfermos (Mc 16.18; Tg 5.14).

E) Operações de Milagres – Literalmente obras de poder a chave é poder que são os milagres extraordinários em èfeso são uma ilustração da operação do dom ( At 19.11,12;5.12-15). Podemos resumir esse dom como uma intervenção sobrenatural às leis da natureza mediante o Espírito Santo.

F) Profecia – A inspiração manifestada no dom de profecia não esta no mesmo patamar da inspiração das Escrituras, isso está implícito elo fato de que os crentes são instruídos a provar ou julgar as mensagens proféticas (ICO 14.29).

Por que julgá-las ou testá-las?

Uma razão é a possibilidade de ser um espírito humano (Jr 23.16; Ez 13.23) confundir sua mensagem com a divina.

A operação do dom de profecia é tratada em I TS 5.19.20. At 21.9-11

G) Discernimento de espíritos  – Esse dom tem uma grande importância porque pode haver espíritos falsos I JO2.25, AT5.3. Esse dom capacita alguém a discernir o caráter espiritual de uma pessoa, distingue-se esse dom de percepção natural na natureza humana, como também, de forma especial, de um espírito critico que procura falhas nos outros

H) Variedade de línguas – O dom de línguas é o poder de falar sobrenaturalmente em uma língua nunca aprendida, sendo que essa língua pode tornar-se inteligível aos ouvintes por meio do dom igualmente sobrenatural de interpretação. Parece haver duas classes de mensagens em línguas: a primeira, louvor em êxtase dirigido a Deus somente I CO 14.2; a segunda, uma mensagem definida para a igreja ( I CO14.5). Distingue-se entre as línguas como sinal e línguas como dom. A primeira é para todos ( At 2.4); a outra não é para todos ( I CO 12.30) O próprio Jesus falou sobre esse dom (Mc 16.17)

I) Interpretação de línguas  – É uma operação puramente espiritual, o mesmo Espírito que inspirou o falar em outras línguas, pelo qual as palavras pronunciadas procedem do Espírito, e não do intelecto, pode inspirar também sua interpretação. A interpretação é, portanto, inspirada, extática e espontânea. Assim como o falar em línguas não é concebido na mente, também a interpretação emana do Espírito, e não do intelecto do homem.

 

3.     CONSIDERAÇÕES FINAIS

No que se refere aos dons espirituais procuramos entender que a sua importância na igreja é fundamental, já que muitos não valorizam, precisamos obter-se dos dons para a edificação da igreja e também para consolação e  exortações dos membros.

Referências Bibliográficas: PERLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2006

                                            KASCHEL, Werner. Dicionário da Bíblia de Almeida. Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999

                                            ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 1° Ed, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1998