Batismo

31/03/2011 21:09

 

BATISMO NAS ÁGUAS

Mt 28.19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"


INTRODUÇÃO

O batismo é a segunda ordenança de Jesus para a igreja é um ato de fé, que simboliza a morte para o mundo e a ressurreição com Cristo Cl 2.12 "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." É uma identificação pública do crente para o mundo, mostrando publicamente o seu ato de fé.

  

O QUE É BATISMO

 

Sentido literal na língua original do Novo Testamento, o grego, a palavra batismo (baptizo) significa IMERGIR, MERGULHAR. O batismo por imersão é registrado em diversas passagens: At 2.41; 8.36-39; 9.18.

 

Observações: Vários textos do Novo Testamento mostram que o batismo era efetuado em águas correntes como rios, lagos ou mares, ou algum outro local com água suficiente para imergir a pessoa que desejasse ser batizada. Porém algumas igrejas adota essa forma em águas correntes como uma exigência e proibindo o uso de pia batismal e piscina. A bíblia não proíbe esse modo, porque a água ou o local em si não é o foco, mas sim a fé e o crer em Jesus, porém tendo água suficiente para imergir a pessoa o batismo torna-se correto.

 

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO POR IMERSÃO

 

O batismo cristão não salva, mas acompanha a salvação - Mc 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." A leitura tem que se pausadamente e respeitando a pontuação gramatical para entender o versículo, veja só, "QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”, observe que a pessoa pode ser batizada e não crer, porém não pode ser salva, por outro lado, a pessoa pode crer e não batizar e obter a salvação como o ladrão da cruz. O versículo não está escrito assim "quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer e não BATIZAR será condenado" Somente a obra expiatória de Cristo consumada no Calvário salva. Hb 2.17 "Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo." 

 

O batismo não lava pecados - Existem muitas pessoas que acredita que o batismo lava os pecados, chegam a dizer que depois que batiza se senti mais leve e dizem que seus pecados ficaram na água, mas a bíblia não concorda com essa declaração, porque quem limpa o pecado é o sangue de Jesus I Jo 1.7 "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

A bíblia vai mais fundo ainda sobre essa questão em Jr 2.22 "Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontões sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS.”.Veja só, o que a bíblia diz, ainda que te laves com salitre que significa substância química usada para limpeza, não é capaz de limpar a iniqüidade.

 

A fórmula do batismo - Ainda em Mt 28.19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", encontramos a fórmula do batismo na expressão: "do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", pois a salvação procede do Pai que a planejou; o Filho, que a consumou; e do Espírito Santo que tanto efetuou a encarnação do Filho, como também aplica a salvação ao homem. A fórmula tríplice do batismo é uma maneira de ressaltar a TRINDADE: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. No entanto, os unitaristas e unicistas que deturpam e negam a doutrina da Trindade de Deus. As escrituras, porém, ensinam que Deus é uno e ao mesmo tempo triúno, isto é. Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo.

 

Vocabulário.

Unitarismo - Seita protestante so séc. XVI, que negava o dogma da Trindade, reconhecendo em Deus uma só pessoa.

Unicista - É uma seita que crê que o Jesus é o Pai e o Espírito Santo, ou seja, não existem três pessoas e somente uma pessoa negando a Trindade, igreja que defende essa doutrina, Tabernaculo da fé, Voz da Verdade e outras.

 

O batismo simboliza a morte do cristão e o nascer para Cristo - Rm 6.3 "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? , 4. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. " O batismo é um símbolo da sua morte, assim como uma pessoa quando morre é sepultado , o batismo representa o mesmo ,ou seja, seu sepultamento, o levantamento do convertido significa  a conquista sobre a morte, isto é, a ressurreição de Cristo.

 

ESCLARECIMENTO

 

Quantas vezes devo batizar ? -  Existe grupos exclusivistas, que no seu entendimento a única forma batismal correta é adotada por sua liderança e por isso pregam a doutrina do rebatismo. Já foi tratado a fórmula do batismo no tópico anterior, a bíblia relata que existe um só batismo, Ef 4.5 "Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo", então não há necessidade de batiza novamente, exceto quando a pessoa for batizada de forma incorreta, exemplo: Batismo infantil, batismo pelos mortos, Batismo não sendo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e batismo de forma por aspersão muito utilizado pela igreja Católica.

 

Batizei agora estou salvo ?-  Pensamento como esse são muitos, mas não é verdadeiro, o que contraria frontalmente a palavra de Deus. Um exemplo claro é o Simão, o mágico, mesmo sendo batizado, não alcançou a salvação At 8.14-24.

 

Batizei e depois pequei e agora perdi a salvação? - É importante dizer que a vida cristã, começa a partir  da sua conversão quando a pessoa se arrepende e entrega sua vida a Cristo, At 17.30 "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" , então não começa a partir do batismo, porque o batismo não é o batismo do arrependimento, mas é um testemunho público da nova vida em Cristo obedecendo a sua ordenança. Lógico que não vamos defender o pecado não vamos fazer uma apologia ao pecado, porém precisamos está ciente que temos uma advogado que é Jesus I Jo 2.1 “ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo o justo”

 

 EXISTE VÁRIOS TIPOS DE BATISMO NA BÍBLIA

 

 1. Batismo no corpo de Cristo - I Co 12.13 "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" Esse tipo de batismo acontece quando nascemos de novo, quando confessamos a Jesus como Senhor e Salvador e cremos q Deus o ressuscitou dos mortos. A partir e então, somos salvos Rm 10.9 "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo, 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" e simultaneamente passamos a fazer parte do corpo de Cristo que é a igreja I Co 12.12-27, Cl 1.24.

 

2. Batismo com o Espírito Santo -  At 1.5 "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" O batismo com o Espírito Santo é uma experiência sobrenatural que tem como finalidade capacitar o crente para o serviço. É um revestimento e poder At 1.8 "as recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" e tem como evidência o falar em línguas, falar em mistérios com Deus (At 2.1-4, 10.44,45; 19.6; I Co 14.2)

 

3. Batismo nas águas - Mt 28.19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" O batismo nas águas é uma ordenança de Cristo para a igreja, esse batismo não tem um caráter salvífico, mas apenas simbólico, ele simboliza a morte da nossa velha natureza e a nossa ressurreição para uma nova vida com Cristo.

 

4. Batismo com fogo -  Mt 3.11 "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" Esse batismo com fogo no seu contexto não é o fogo do Espírito como símbolo, mas trata-se do fogo do juízo como mostra em Mt 3.12 " Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. "

 

5. Batismo em Cristo - Gl 3.27 "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. " Esse batismo é o mesmo batismo no corpo de Cristo tratado no tópico primeiro.

 

6. Batismo de João (batismo do arrependimento) - O Batismo de João, apesar de não ser o batismo cristão de Mt 28.19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", tem a sua origem em Deus Jo 1.32-34. Esse batismo era para o arrependimento, e não para o arrependido. As pessoas que passaram pelo batismo de João, de acordo com At 19.3-5, tiveram a necessidade de serem batizadas outra vez.

 

7. Batismo de Jesus - Mc 10.38 "Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado 39.  E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado" O batismo de Jesus trata-se de uma figura de linguagem para retratar os sofrimentos pelos quais estava prestes a passar por cada um de nós.

 

8. Batismo na nuvem e no mar - I Co 1. "ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar" Esse batismo trata-se de uma figura de linguagem para ilustrar a condição do povo debaixo da liderança e orientação de Deus conforme podemos depreender da passagem de Ex 13.21 "E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. 22.Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite."

 

9. Batismo em Moisés - I Co 10.2 "E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" Ser batizado em Moisés, significa estar debaixo da sua liderança, é uma figura de linguagem para dizer que  o povo estava submisso a ele.

 

10. Batismo pelos mortos - I Co 15.29 " Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos? " Prática adotada por um grupo religioso nos tempos de Paulo e usual por alguns grupos hereges dos dias atuais. Segundo esses grupos, as pessoas que morreram sem salvação poderão alcançá-la quando alguém se batizar em seu lugar.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O batismo em água é um ato de fé, o crer é o ponto fundamental, sabemos que o batismo não salva, no entanto, todos os que crêem em Jesus para sua salvação pessoal, desejam descer as águas batismais em cumprimento de sua ordenança.

At 8.36...Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” 

 

 

Referências Bibliográficas: PERLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2006

                                            KASCHEL, Werner. Dicionário da Bíblia de Almeida. Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1999

                                            ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. 1° Ed, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1998

                                      Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Versão Almeida Revista e Corrigida, 1995

                                      Moraes, Elias Soares de. Perguntas Difíceis de Responder. 1ª Edição,Editora BeitShalom, 2007

                                      Costa, José Wellington Bezerra da. Lições Bíblicas. Editora CPAD, 1ª Trimestre de 2007

                                      ICP – “Bíblica Apologética”